DIA DA SAÚDE

PREVENÇÃO


Com o objetivo de proporcionar o bem-estar no trabalho, mudanças de hábitos e promover mais saúde para os colaboradores, a Pró-Memória realizou nesta última, segunda-feira (30) O dia da Saúde. As ações aconteceram dentro do espaço da empresa e contou com uma equipe especializada com nutricionista, fisioterapeuta, endocrinologista e professor de educação física.

Todos os setores, departamentos e colaboradores passaram por uma triagem no circuito da saúde: ambiente com poltronas de massagem 3D, assento e almofada Shiatsu, massageador de pernas e aparelho para reflexologia. Todo um aparato para proporcionar maior disposição, conforto e relaxamento durante o evento.



A principal finalidade é a promoção da saúde por meio de informações sobre postura ergonômica, exercícios físicos, alimentação e hábitos saudáveis. Além da conscientização sobre os exames periódicos para homens e mulheres: taxa glicêmica, colesterol, DSTs, próstata, mamografia, teste ergométrico, entre outros.

Alguns exames realizados durante o evento, como controle glicêmico, pressão e massa corporal, serão utilizados como base para futuras ações que possam contribuir para a melhora da saúde dos funcionários. Outro foco da empresa são as doenças de fundo emocional, como ansiedade e depressão, que não precisam de exames para serem detectadas, mas que devem ser assistidas no conjunto de ações preventivas realizadas pela Pró-Memória.

Os programas de conscientização e prevenção vem ganhando espaço no mundo corporativo. Os investimentos aplicados refletem no desenvolvimento dos processos de trabalho, fortalecimento das equipes e podem trazer retorno financeiro.

"A gente se sente cuidado, isso é muito bom"

Gleidison Rosa da Silva, 26 anos, conta sobre a importância em participar do evento e revela que pretende seguir todas as orientações sobre a sua saúde. “A gente se sente cuidado, isso é muito bom. Espero participar mais vezes, é fundamental cuidar da nossa saúde”, disse.

"Queremos criar um vínculo de confiança e tornar a nossa equipe mais produtiva e satisfeita"

O sócio diretor, Sérgio Liuth, relata que o cronograma das atividades foi programado para não comprometer o funcionamento da empresa e atender os objetivos da ação. Segundo ele, grande parte dos gestores modernos compreendem que proporcionar o bem-estar no trabalho é um investimento que traz retorno positivo imediato. “Queremos criar um vínculo de confiança e tornar a nossa equipe mais produtiva e satisfeita. É fundamental que os trabalhadores estejam animados, saudáveis e felizes. Temos a consciência que a prevenção pode evitar muitas doenças, como as cardiovasculares, por exemplo”, conclui. .

“Perdemos uma vida a cada 40 segundos "

Alexandre Albergaria, professor de educação física e responsável pelo evento, destaca que o grande benefício é viver bem, estar em equilíbrio com o corpo e a mente. Lembra que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 350 mil pessoas morrem por ano vítimas de doenças cardiovasculares. “Perdemos uma vida a cada 40 segundos, é um número assustador, mas é importante que se diga que mais da metade das mortes poderiam ser evitadas ou postergadas por muitos anos com a prevenção e cuidado”, diz ele.

"O ideal é uma alimentação rica em fibras e pobre em gordura animal e açúcar"

Para Dra. Geórgia Pretti, endocrinologista, a expectativa de vida aumenta cada vez mais e, consequentemente, o aparecimento de doenças crônicas: Diabetes, Obesidade, Doenças Cardiovasculares (infarto e AVC), Câncer. É por esse motivo que é fundamental a prevenção, através de uma alimentação saudável e a prática de atividade física regularmente. Porém, é preciso conscientizar a população sobre a importância de se fazer exames preventivos. “Não devemos esperar sentir alguma coisa para procurar um médico, se antecipar aos sintomas aumenta, em muito, a chance de um diagnóstico precoce com maior chance de cura e tratamento da doença. O ideal é uma alimentação rica em fibras e pobre em gordura animal e açúcar. Além disso, é muito importante evitar o álcool e o cigarro, são hábitos que podem prevenir uma série de doenças no futuro”, alerta.
Principais exames para homens e mulheres:

• Verificar a pressão arterial

• Glicemia

• Colesterol

• O parâmetro inflamatório e as taxas hormonais

• US abdômen

• Mamografia

• Próstata

Benefícios das ações corporativas de prevenção:

• Diminuição dos índices de afastamento por doenças

• Maior motivação da equipe

• Aumento da produtividade

• Melhora na disposição individual

• Autoestima elevada

• Prevenção de doenças crônicas

• Prevenção de doenças ocupacionais

• Melhoria na qualidade de vida

Informações à imprensa:

[email protected] Juba Paixão - 27 99659 1554

Acesso SIGA
//]]>